Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mesa Brasil: educação contra o desperdício

Assim como o trabalho nas ruas, coletando e distribuindo alimentos, as ações educativas do Mesa Brasil são essenciais para a missão do programa, que combate a fome e o desperdício. Cursos, palestras, oficinas e vivências em todas as unidades que operam o Mesa capacitam funcionários das instituições sociais atendidas durante o ano todo. Entre os temas, estão o aproveitamento integral de frutas, verduras e legumes; a higiene na cozinha; formas de armazenamento; a elaboração de cardápios e a alimentação saudável.

Ao promover essas atividades, o Mesa reforça o papel educativo do Sesc e garante que valores como a segurança dos alimentos e a redução do desperdício cheguem até o final do processo: a hora da refeição!

Confira alguns dos destaques entre mais de 400 atividades educativas que aconteceram em 2017 nas 16 unidades do Sesc em que o Mesa está presente:
 

No Sesc Santo André, o curso "A cozinha do Dia a Dia" abordou as dificuldades cotidianas no preparo das refeições dentro das instituições sociais e ofereceu às cozinheiras e cozinheiros a oportunidade de tirar dúvidas e por à pratica os conhecimentos.

O projeto Com a Casca tem + Valor, no Sesc Carmo, leva oficinas culinárias com alimentos da safra e sua total utilização (receitas que aproveitam além da polpa, os talos, cascas e sementes), gerando economia e variedade, agregando valor nutricional às preparações e diminuindo resíduos descartados no meio ambiente.


Em Piracicaba, a oficina “Temperar sem sal” mostrou como usar especiarias, condimentos, ervas e temperos foram utilizados nas receitas, como alternativa para realçar o sabor e aroma das preparações.
 

No Sesc Itaquera,  a chef Fernanda Quatrocchi ministrou a Oficina de Técnicas Culinárias para cozinheiras e cozinheiros das instituições, abordando receitas, tipos de corte para vegetais e o aproveitamento integral dos alimentos:


O Sesc Ribeirão Preto levou os coordenadores de instituições atendidas a uma visita ao Sítio Santa Fé (em Cravinhos) para conhecer uma CSA - Comunidade que Sustenta a Agricultura. A vivência apresentou o conceito de agricultura pautada nos princípios da agrofloresta e também promoveu a degustação de alimentos regionais em uma oficina sensorial:

O desenvolvimento de projetos sociais e a captação de recursos foram temas de curso teórico e prático em Santos. O objetivo foi capacitar assistentes sociais e coordenadores de instituições para buscar e conquistar novas parcerias.

“Doação de hoje: Banana” foi um dos temas das oficinas no Sesc Interlagos. A atividade abordou modos de aproveitar essa doação frequente que muitas vezes chega madura e em quantidade nas instituições. Receitas criativas estimularam o uso da fruta em pratos salgados (como moqueca e paçoca) e doces, como o doce da casca da banana.


O Sesc São Carlos promove aulas práticas com técnicas culinárias e o aproveitamento integral dos alimentos. Realizadas na cozinha experimental do Senac, as oficinas reúnem representantes de instituições sociais da região para a preparação de receitas desde a higienização dos alimentos até a finalização dos pratos.


 

Em Sorocaba, a palestra Introdução à Higiene e Manipulação de Alimentos propôs uma abordagem lúdica sobre higiene pessoal e dos alimentos, a partir de conceitos teóricos e dinâmicas que envolveram os funcionários das instituições.


O Sesc Taubaté abordou, em oficina lúdica, a elaboração de cardápios variados com base nos alimentos recebidos pelas instituições: “Foram apresentamos os cuidados que se devem tomar na elaboração de cardápios para que o mesmo seja atraente e eficiente, conhecendo a demanda do público atendido, a expectativa da aceitação do prato e ainda garantir a segurança alimentar”, conta a Nutricionista Andrea Vanzan.


Em Araraquara, a gastrônoma Larissa Lázari levou o tema dos Lanches Saudáveis, propondo possibilidades diversificadas de lanches para o intervalo das refeições, com alimentos nutritivos e com o aproveitamento de partes ricas em fibras, como talos, cascas e sementes.


No Sesc Campinas, o ator e pesquisador da alimentação brasileira, Heyttor Barsalini, conduziu um encontro com os educadores das instituições sociais para estimular a troca de ideias e ações por meio de elementos de teatro. Na atividade, os participantes tiveram que traçar estratégias em grupos para resolver questões do cotidiano. 

 

Em Bauru, a oficina culinária "Batata Doce de 4 jeitos" foi pensada por causa da grande quantidade de batata doce doada ao programa durante o ano todo. "Em muitas instituições este alimento acabava indo para o lixo porque havia uma monotonia nas formas de preparo, o que diminuía a sua aceitação por parte dos assistidos", explica a coordenadora Aline Maronezi. Assim, a oficina reuniu cozinheiras das instituições sociais locais e ensinou formas pouco convencionais de preparar o legume, que é muito nutritivo:

 

A oficina Sabor Natural, em Rio Preto, trouxe sugestões criativas para preparar refeições com sabor e saúde. Uma valiosa dica foi a utilização das especiarias e temperos naturais, que proporcionam sabores intensos e variados às receitas. Além de saborosas, são muito mais saudáveis do que temperos prontos ultraprocessados, geralmente repletos de aditivos artificiais. 

---

Mesa Brasil 

Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.
Saiba mais aqui.