Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Curumim no Sesc Santo Amaro

Programa Curumim comemora 30 anos, no Sesc Santo Amaro, 5.<br>Foto: Acervo Curumim/Sesc Santo Amaro
Programa Curumim comemora 30 anos, no Sesc Santo Amaro, 5.
Foto: Acervo Curumim/Sesc Santo Amaro

No mês de agosto, o Curumim, programa de educação não formal que atende crianças de 7 a 12 anos em 29 unidades do Sesc no estado de São Paulo, completa 30 anos. O programa visa o desenvolvimento das crianças por meio de atividades educativas, culturais e de lazer, desenvolvidas através de atividades físicas, esportivas, artísticas, socioambientais, de promoção da saúde, cidadania e sociabilização.

Os trabalhos realizados nas atividades não se limitam às crianças e educadores, pois também procuram trazer as famílias para este processo de desenvolvimento.

O Curumim tem essa questão muito forte com a família, né?! Por ser um programa educacional a gente tenta sempre trazer e instigar a família a estar aqui com a gente e com eles. Mayra Lopes - Educadora Física e Psicopedagoga – Há seis anos na unidade do Sesc Santo Amaro e cinco no projeto Curumim.

O Curumim do Sesc Santo Amaro conta com profissionais de diferentes áreas de formação, como Educação Física e Artes Visuais, que buscam fazer a diferença na vida dessas famílias.

Onde Eu Sou

No Sesc Santo Amaro o programa teve início em janeiro de 2012 como “Curumim de férias”, com turmas e horários diferenciados. Em março, ele começa com um projeto politico-pedagógico de temas anuais que guiam os trabalhos com as crianças. Neste primeiro ano, o programa aborda a questão “Onde Eu Sou”, quando cada educador buscou conhecer a própria identidade para, posteriormente, criar a identidade do Programa Curumim Sesc Santo Amaro.

Casa Mundo Fazendo Minha Morada

Em 2013, os educadores buscaram trabalhar as relações sustentáveis e interpessoais que fomentaram miniprojetos e deram luz à exposição Cápsula do Tempo, com caixas de objetos que traziam algum sentido às crianças. As caixas foram confeccionadas pelos próprios alunos, utilizando a técnica de assemblage, uma colagem para dar ao objeto decorado a aparência que desejam.

A Terra é uma Bola

No ano da copa, 2014, o tema trouxe questões sobre as diferentes culturas no mundo. Os educadores instigaram as crianças a olharem para vieses que vão além do senso comum, como as questões de gêneros e suas diversidades no futebol.
Além das atividades realizadas na unidade as crianças visitaram outras unidades para trocar suas vivências, como o Sesc Santos, onde trocaram divertidas experiências de jogos.

5 anos em um dia

O programa ainda passou pelo tema “Mundo do Circo e os Circos do Mundo” (2015), antes de se tornar semestral. A partir de 2016, assumiu os motes “Nós, O Encontro, O Círculo, A Terra” e “Como Vivemos Sem”. Em 2017, o primeiro semestre recebeu a discussão “África: Uma Casa com Muitas Moradas”.

Em 12 de agosto, o Sesc Santo Amaro abre esse baú de memórias, com atividades para curumins, ex-curumins, pais e público. Na programação, exposição, oficinas e muito bate-papo recheiam a manhã de sábado em comemoração a esse aniversário de 30 anos.
 

Curumim Santo Amaro - Curumim 30 anos

 
Todas essas sementes que eles já colheram de cada uma dessas árvores que já cresceu, com certeza vai brotar e tudo que a gente planta com certeza cresce. Ninguém planta uma semente de jaca pra nascer laranja, então com certeza o que eles plantaram nos meus filhos vai crescer e o que já tem crescido é uma coisa muito bonita. Madalena – mãe de três curumins que passaram pelo Sesc Santo Amaro.

Curumim é uma palavra tupi, designando originalmente as crianças indígenas. Podemos encontrar por aí diversas variações para o termo, mas nenhum significado pode ser tão grande quanto brincar, educar e se divertir com nossos curumins.

 

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!