Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nós: criação, trabalho e cidadania

Feiras de iniciativas sociais, cursos, oficinas e bate-papos sobre economia solidária e criativa. A ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania acontece de 8 a 17 de novembro, nas unidades do Sesc da Grande São Paulo, interior e litoral.

A escolha pelo nome Nós traz à tona os conceitos que norteiam a proposta: a ação coletiva contida no pronome pessoal da primeira pessoa do plural, e o plural de nó, que, para além de ser a junção entre duas ou mais linhas, pode, em seus múltiplos sentidos, simbolizar a união, um ponto de conjunção na teia das nossas relações sociais, ou ainda os mais diversos tipos de nós encontrados nos trabalhos artesanais. 

Para ampliar ainda mais esses sentidos, a programação contempla iniciativas mapeadas nas regiões das unidades no Sesc São Paulo que atuam com: tecnologias sociais, artesanato, culinária e produção cultural, e que possibilitam a busca pelo sustento de grupos e coletivos, com qualidade de vida e desenvolvimento social. Algumas dessas iniciativas seguem os princípios da economia solidária, na qual o exercício da solidariedade se dá na cooperação entre os trabalhadores/as para a realização de suas atividades econômicas e nas formas de comercialização e consumo que visam à redução da desigualdade social. 

Durante a ação, os participantes poderão conhecer a Gastronomia Periférica, projeto do Chef Edson Leite que oferece oficinas de culinária aos moradores das regiões periféricas da zona sul de São Paulo; a Agência Solano Trindade, que procura fomentar a cultura popular por meio da viabilização financeira da produção artística jovem e periférica; o Projeto Lerato, que gera oportunidades de trabalho para mulheres em situação de risco; a Cooperativa Libertas, que atua na produção têxtil e promoven a reintegração profissional de mulheres que passaram pelo sistema prisional.

Participantes do Laboratório artesão de Bertioga – Foto: André Spínola 

As novas formas de se pensar a geração de renda também podem ser encontradas ao longo do ano nas programações das unidades do Sesc São Paulo. No Sesc Bertioga, por exemplo, é realizado o curso Laboratório de criação artesanal para qualificar a criação das/os artesãs/ãos da cidade. Já no Sesc Santos, é realizado o ciclo de workshops sobre Economia Solidária: Empreendedorismo Solidário, Redes e Autogestão, com diversos grupos vinculados à economia solidária. No Sesc Santo André é realizado o curso Cabelo, Barba e Bate-Papo, que oferece uma introdução à barbearia para jovens, entre outras atividades.

Seminário Jovens e Trabalho em 2017 no Sesc Bom Retiro – Foto: Lúcio Érico

As propostas nas quais o trabalho é visto como um meio de desenvolvimento humano e social, individual e coletivo integram o programa de Valorização Social do Sesc São Paulo. Presente nas unidades do Sesc, o programa visa à difusão de experiências de inserção produtiva orientadas por relações sociais mais justas e promove ações educativas como cursos, palestras e oficinas com a proposta de ampliar as possibilidades de geração de renda e inserção no mundo do trabalho.

Saiba como conhecer as iniciativas citadas acima:

Gastronomia Periférica

Atividade Empreendedorismo social na gastronomia
Quando

09 de novembro, às 14h30

Onde

Sesc Campo Limpo

Agência Solano Trindade

Atividade

Economia da cultura criativa, trabalho e coletividade

Quando 08 de novembro, às 19h
Onde

Sesc Campo Limpo

Projeto Lerato

Atividade Desconstrução, costura e transformação
Quando 16 de novembro, das 13h às 17h
Onde Sesc Itaquera

Cooperativa Libertas

Atividade

Tem passagem? A marca de quem sobreviveu ao sistema prisional

Quando

13 de novembro, das 19h às 21h

Onde Sesc 24 de Maio

Para conhecer todos projetos e programações inspiradoras do Nós: Criação, trabalho e cidadania clique abaixo.

Ou acesse o caderno de programação do projeto.