Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Clínica Odontológica do Sesc Santo Amaro recebe selo de qualidade

Vista da clínica do Sesc Santo Amaro<br>Foto: Daniel Ducci
Vista da clínica do Sesc Santo Amaro
Foto: Daniel Ducci

Agora a odontologia do Sesc Santo Amaro tem mais um indicador da qualidade de seus serviços: o selo de clínica odontológica Acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais reconhecidos pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

O selo de serviço Acreditado é concedido a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Desde 2012 a ONA tem um manual para serviços odontológicos. A clínica odontológica do Sesc Santo Amaro é a sexta no Brasil a alcançar o selo de Acreditada pela ONA. São mais de 200 requisitos, que podem ser desdobrados em muitos outros itens, para receber o selo. As exigências incluem todas as etapas de gestão da clínica, desde a estrutura, passando pelos equipamentos e produtos utilizados, protocolos de atendimento, formação e capacitação dos profissionais, aperfeiçoamento dos sistemas de informação, tudo pensado para garantir a segurança do paciente.

Mais do que a conquista do selo, o processo de certificação foi também um recurso de aprendizado, permitindo aprimorar as estruturas de gestão da clínica. Isso por que a ONA não é prescritiva, ou seja, ela aponta as necessidades mas não mostra de que forma a instituição deve atender aos requisitos. Algumas das práticas já vem sendo replicadas para outras clínicas do Sesc e a tendência é que cada vez mais se atue dentro destes padrões.

Os manuais da ONA estão baseados em boas práticas, qualidade e segurança. Entramos neste programa, buscamos esta certificação observando os requisitos destes manuais, fizemos diagnósticos dos processos, trabalhamos para nos adequarmos aos requisitos e agora recebemos o selo. Ele simboliza a validação de todo o trabalho.”, comenta Vicente Martino, Coordenador do programa de Saúde Bucal da unidade.

O tratamento odontológico no Sesc é exclusivo para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, com a Credencial Plena válida no estado de São Paulo. Saiba mais sobre o serviço.