Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Três Motivos Para Ler Hilda Hilst

Obra de Hilda Hilst inspira ambientação na biblioteca do Sesc Jundiaí | Foto: Tatiane Silvestroni
Obra de Hilda Hilst inspira ambientação na biblioteca do Sesc Jundiaí | Foto: Tatiane Silvestroni

A escritora brasileira Hilda Hilst (1930-2004) é homenageada da FLIP (Feira Literária Internacional de Parati) em 2018, e também está na programação do Sesc Jundiaí de julho, com duas leituras dramáticas que tratam de suas obras - Diários, Cartas e Entrevistas, dia 4 (quarta); e Crônicas, dia 27 (terça) - realizadas pela atriz Doroty Rojas. Após as leituras, a professora Janaína Chichorro apresentará apontamentos e reflexões à respeito das obras. Para contribuir com esses momentos de celebração da autora e suas criações, preparamos alguns motivos com base em frases e depoimentos da autora para você mergulhar na obra de Hilda Hilst:

“Ninguém Me Lê”

Hilda emitiu essa frase inúmeras vezes. Seria uma espécie desabafo, e também pode ser encarado como um desafio, pois a escritora sempre observava que a venda de seus livros eram baixas, que os editores não gostavam de sua escrita “não vendável”, e que os críticos literários se silenciavam perante sua obra. Basta pegarmos um de seus livros para ler e provaremos o contrário.

“Estendemos as teias e desejamos que o outro faça parte delas, não para devorá-lo, mas para que sinta perplexidade e faça a pergunta”

Hilda aborda temas universais em sua escrita: vida, morte, tempo, corpo, sexo. Tendo ela sido leitora voraz, inclusive sobre filosofia, naturalmente que os dilemas da existência recairiam tanto em sua poesia como também na prosa. A própria, ao ser questionada em entrevista, afirmou que a morte e seus desdobramentos eram recorrentes em suas abordagens, inclusive uma reunião de 50 poemas apenas com este tema ganharam lançamento em 1998, com o título: “Da Morte. Odes Mínimas”.

“Tudo de mais essencial do que pude dizer, eu escrevi”

Ler Hilda Hilda é percorrer um longo caminho literário. De escrita versátil, um lirismo distinto e um fluxo narrativo inovador, ela trabalhou com diversos gêneros, como poesia, crônica, romance e teatro. A biblioteca do Sesc Jundiaí dispõe de um vasto acervo de sua obra. Dá pra você escolher uma na escrita de sua preferência e começar a ler.