Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

No mês do brincar, a criançada colocou a mão na argila em Embu das Artes

No mês de maio, durante a Semana Mundial do Brincar, o Sesc Osasco realizou o passeio Criança faz Artes, com visita à Casa Atelier, localizada dentro do bioma de Mata Atlântica, mantida por Suely Conte, ceramista, arte-terapeuta e arte-educadora, e seu esposo, o escultor peruano Rafael. Em um ambiente acolhedor, as crianças e seus responsáveis vivenciaram a arte da modelagem com argila em uma oficina de cerâmica. Após a oficina e bate-papo, o grupo finalizou seu passeio com a visita ao centro histórico de Embu das Artes, cidade conhecida por ser refúgio de artistas e artesãos, famosa pelo conjunto jesuítico Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Museu de Arte Sacra e a Feira de artesanato.

Fernanda Perruso, instrutora do Programa Curumim do Sesc Osasco, acompanhou o passeio e trouxe um relato:

"Ao chegar à Casa da Sueli e do Rafael somos recebidos de forma tão acolhedora que já nos sentimos à vontade. A casa/atelier é repleta de esculturas e objetos, parece até uma galeria de arte, mas eles nos permitem ver e sentir tudo o que nos chama a atenção. O café da manhã estava cuidadosamente colocado assim que chegamos e os deliciosos pães foram feitos pela própria Sueli. Ela nos contou sobre sua trajetória como ceramista e também da trajetória do Rafael, que é peruano, como escultor. Logo depois de conhecermos melhor o quintal e o atelier, começamos a prática. A Sueli nos deu uma aula sobre como iniciar a modelagem da argila, mostrou exemplos de objetos que ela fez e nos explicou como transformar aquela argila em cerâmica.

A argila é um elemento que nos proporciona experiências sensoriais muito diferentes, é uma textura gostosa de mexer, pois nos possibilita fazer diferentes formas, além de nos transportar para um mundo de possibilidades de criações, os adultos viajaram através do tempo de volta à infância e as crianças trouxeram suas experiências, expressando-as no manuseio do barro. As possibilidades criativas, lúdicas e estéticas são infinitas. A modelagem, diferente do desenho ou da pintura, produz objetos em três dimensões, o que dá às crianças outra perspectiva do que se pode ser produzido. Além de tudo, a concentração que as crianças dedicavam ao transformar um simples pedaço de argila em uma forma é impressionante, de plena atenção."

Ficou interessado? Fique atento à nossa programação bimestral com passeios e excursões para não perder experiências como esta. Se você já conhece o programa do Turismo Social, compartilhe suas fotos e relatos com a #ViajarInspira nas redes sociais.